sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SOBRE: SGT. PEPPER'S LONELY HEARTS CLUB BAND:



Considerado por muitos o melhor álbum dos Beatles, Sgt. Pepper foi copiado, emulado e sugado, mas nunca igualado. O título foi incorporado à linguagem cotidiana do cenário musical para descrever o disco que seja o melhor da carreira de um artista, "seu Sgt. Pepper".
 O álbum consumiu quatro meses de trabalho e 50 mil libras para ser produzido, algo assombroso quando comparado ao primeiro disco da banda pelo selo Parlophone, Please Please Me, gravado em uma sessão de 13 horas ao custo de 400 libras.
 O conceito deste LP começou a tomar forma no final do verão/início do outono europeus de 1966, quando Paul apareceu com a música-título. Os Beatles trocaram ideias e decidiram que "Sgt Pepper" seria o tema do novo álbum, com uma música abrindo e fechando o disco. Então a faixa foi gravada duas vezes, mas a segunda gravação acabou inserida antes de "A Day In The Life", que ficou sendo a última faixa de fato. A partir daí, o álbum, nas palavras dos Beatles, "gerou sua própria coesão", com cada nova gravação parecendo se encaixar no lugar certo.
 As gravações começaram em novembro de 1966, com "Strawberry Fields Forever", "When I'm Sixty-Four" e "Penny Lane", mas foi decidido lançar "Penny Lane/Strawberry Fields Forever" em um compacto e as faixas foram pinçadas do trabalho já incluído. Depois de uma pausa para o Natal, as gravações reiniciaram em 19 de janeiro de 1967, quando os Beatles começaram a trabalhar na última faixa, "A Day In The Life". O trabalho prosseguiu até 3 de abril, quando, à exceção de alguns acréscimos de cordas nas gravações, o disco foi incluído.
 Primeiro disco de rock a ser lançado com um tema a permeá-lo, Sgt. Pepper Também é considerado o primeiro álbum conceitual. Em consequência, discos conceituais de diversos artistas, com diferentes graus de qualidade, logo começaram a aparecer.
 Assim como seu conteúdo, a capa do disco é incrivelmente original. Produzida por Peter Blake a partir de ideias dos Beatles, ela é uma colagem de rostos de pessoas que eles admiravam e que os influenciaram de diversas formas. Entre os pouco mais de 50 rostos estão W. C. Fields, Aldous Huxley, Fred Astaire, Bob Dylan, Tony Curtis, o Gordo e o Magro e Max Miller. A única personalidade possivelmente indicada por um beatle que não aparece na colagem de rostos foi Adolf Hitler, que teria sido escolhido por John (que também indicou Karl Marx). Sua fotografia foi originalmente encaixada entre as demais, mas na última hora decidiu-se que a inclusão do ditador seria de mau gosto. Além da colagem de fundo, a capa traz modelos de cera dos Beatles, Sonny Liston e Diana Dors, emprestados do museu de cera da Madame Tussauds da Marylebone Road, em Londres. Os Beatles (desta vez de carne e osso) aparecem vestidos em uniformes de cetim de cores vibrantes, no papel de Banda do Sgt. Pepper, com o nome gravado no bumbo à frente deles. No primeiro plano, um jardim com um baixo de canhoto e a palavra Beatles formada com flores. Na orla de cima do jardim e na parte inferior direita do primeiro plano, plantas de maconha, colocadas como protesto contra a ilegalidade do seu consumo. As estátuas e os ornamentos do jardim vieram das casas dos Beatles. Os integrantes do quarteto seguram instrumentos que não tocavam normalmente: John segura uma trompa; Ringo, um trompete; Paul, um corne inglês; e George, uma flauta. Uma frase impressa na contracapa (tirada da letra da faixa "Being For The Benefit Of Mr. Kite") resume as intenções do álbum: "A splendid time guaranted for all" ["Ótimos momentos garantidos para todos"].

Fonte: The Beatles: Gravações Comentadas e Discografia Completa. RUSSEL, Jeff. LAROUSSE editora. Pág. 97.

ABAIXO VOCÊ OUVIRÁ O ÁLBUM COMPLETO:


Nenhum comentário:

Postar um comentário