Há meses estava querendo publicar essa postagem em meu blog, mas eu estava sem idéia. Idéia até que tinha, mas não sabia de que modo eu falar, ou nesse caso, escrever, mas hoje me saiu a idéia e eu vou publicar aqui e agora (talvez salve na minha caixa de rascunhos e publique outro dia). Um monte de gente me falava para eu escrever o meu próprio texto em meu blog em vez de eu fazer os ctrl + C (Copiar) e ctrl + V (Colar) da vida. Bem, indo direto ao ponto, quero deixar bem claro que há muita gente nesse mundo que só conhece os Beatles pela suas músicas, mas isso não é bem assim não. Os Beatles vão muito além de suas músicas e é nessa postagem que eu vou mostrar e provar isso. Eu, que me considero um beatólogo (indivídiduo formado em beatologia. Beatologia = Ciência que estuda os Beatles ou o modo de vida deles), mesmo eu não sendo formado em beatologia, mas tudo bem. A primeira coisa que me chamou atenção nos "Beatles além de suas músicas" foi o filme chamado Help!, que pela primeira vez assisti pelo YouTube (pena que no YouTube o filme é em partes) e do mesmo nome do álbum de 1965 (antigo, não?). O filme relata uma história fictícia em que uma tribo religiosa indiana tenta sacrificar Ringo Starr (o baterista da banda), por causa que ele tem um anel pertencente a esse tribo. Fato: Ringo realmente costumava usar anéis nos dedos. Mito: uma fã nunca roubou o anel de uma tribo indiana, ou pelo menos, achou o anel para dar a Ringo. Enfim, depois desse, eu assisti muitos outros filmes dos Beatles e acho que os filmes vão além das músicas deles porque, além de música, também conta uma história. Um que eu não gostei muito, não sei se é porque eu assisti dublado em inglês e sem legendas em português é o filme Magical Mystery Tour de 67, porque a trilha sonora é ótima, mas eu não consegui entender muito bem a história que se passava no filme. E para as crianças, o mais conhecido dos Beatles: Yellow Submarine de 68, foi o maior sucesso dos Beatles de bilheteria na época, na minha opinião. A animação psicodélica, conta a viagem dos Beatles a Pepperland, uma ilha esquecida no mundo, em que a partir de música, os Beatles precisam salvar Pepperland das garras dos malvados azuis, mais conhecidos como "Blue - Manies". Além desses, os Beatles tem outros dois filmes: A Hard Day's Night de 64 e Let It Be de 70. Let It Be é o quinto e último filme do quarteto de Liverpool, que depois disso, viria a separação dos integrantes da banda. Let It Be é mais um documentário depois de The First U.S. Visit. No filme Let It Be, mostra como os Beatles trabalham quando estam no estúdio e The First U.S. Visit mostra a chegada dos Beatles aos Estados Unidos em 1964.
VIDEOCLIPE OFICIAL DO FILME HELP!:
VIDEOCLIP OFICIAL DO FILME A HARD DAY'S NIGHT:
THE FIRST U.S. VISIT PARTE 1:
OS BEATLES EM UMA SESSÃO DE LET IT BE:
CLIPE OFICIAL DE MAGICAL MYSTERY TOUR:
TRAILER DO FILME YELLOW SUBMARINE:
Outra coisa que eu gostaria de falar dos "Beatles além de suas músicas", é a caixa box lançada em 2009, batizada de The Beatles Box Set contendo todos os 14 álbuns oficiais + Past Masters 1 & 2. Essa caixa contendo 14 CDs vai além das músicas dos Beatles, porque não só a capa ou o CD, mas sim, o que tem dentro dele: quando você abre o álbum, dá de cara com uma fotografia dos Beatles. Abre essa fotografia e vai aparecer outra completa. E, do lado vai ter um libreto contendo textos (em inglês, mesmo tendo sido produzido no polo industrial de Manaus) sobre o álbum e fotografias em estúdios e fotografias da época mesmo, tudo a ver com aquele álbum. Não só textos e fotografias, mas sim, o magnífico mini - documentário que contém no CD (o mini - documentário só roda em PC e ainda, precisa instalar um programinha chamado "QuickTime"), como se fosse meio que um making - of do álbum, mas é bem legal. Ah, e no The Beatles (White Álbum), além de libreto, fotos, textos e mini - documentário, há também um tipo de poster contendo várias fotos que os próprios Beatles escolheram para fazer o poster. Do The Beatles Box Set, os únicos que eu tinha era, o álbum Help! (o primeiro que eu comprei e depois doei para um sebo) e A Hard Day's Night (tenho até hoje e os CDs do The Beatles Box Set, para quem não sabe, pode ser vendido separadamente em lojas).
Uma outra coisa que também foi lançada em 2009, que eu também considero "Beatles além das músicas" é o videogame interativo chamado The Beatles Rock Band (como você já deve ter visto no final do vídeo acima). Esse videogame estilo "Guitar Hero" vem com o baixo do Paul, as duas guitarras, uma do John, outra do George, a bateria "Lwdwig" do Ringo e um microfone, para o vocal.
The Beatles Rock Band, pode se dizer uma coisa além das músicas dos Beatles, porque, resumindo: é um videogame. Sabe por que? Porque enquanto você joga, você ouve a música, porque JOGAR para mim significa INTERAÇÃO, e quando você interage com a música, você está mais que ouvindo ela. Abaixo você verá um trailer desse videogame:
Não entendeu o jogo? Então deixa eu explicar: sabe aquela faixa que aparece lá em cima da tela? É o vocal do microfone. A partir de quando os Beatles começam a cantar, você também precisa cantar no microfone. Aviso: você só precisa cantar, quando você escolher a opção "vocal". As outras faixas que aparecem em baixo significa os jogadores que estão jogando com o baixo, a guitarra e a bateria. No trailer, como só aparece três faixas ali em baixo, quer dizer que algumas músicas que aparecem no trailer, umas estão sendo tocadas com baixo, guitarra, e bateria como eu citei anteriormente, outras com guitarra, guitarra e bateria, outras com guitarra, baixo e guitarra, enfim. Esse jogo só pode ser jogado de até 4 pessoas, só que eu não tenho esse jogo (ainda), infelizmente.
Uma coisa muito importante de falar sobre "Beatles além de suas músicas", são os livros. Sim, isso mesmo, LIVROS. Assim como a história em quadrinhos lançada em 2010 pela editora Conrad, O Pequeno Livro dos Beatles. Depois de contar a história do rock em O Pequeno Livro do Rock, Hervé Bourhis escolheu
somente uma banda do gênero: The Beatles.
Esse livro vai contar a história dos Beatles muito além de suas músicas, nos mínimos detalhes: desde o nascimento da nossa querida cidade de Liverpool que deu origem a cada um de seus integrantes, até o último show de Paul McCartney. Vai também nos fazer perceber que os Beatles não eram deuses e nem semi-deuses, pois eram apenas quatro homens comuns que tinham suas qualidades e seus defeitos.
Então é isso pessoal, se vocês gostaram, favoritem esse vídeo..... hahahahahahaha brincadeirinha. Mas é isso pessoal, espero que vocês gostaram e também espero que vocês perceberam que Beatles não é só colocar o CD e ficar ouvindo, mas também existem muitas outras coisas deles por aí, tipo livros, DVDs, filmes, documentários e até videogames. Ultimamente também lançaram uma caixa box com os discos de vinil dos Beatles remasterizados em stereo. O esquema é o mesmo do The Beatles Box Set, só que os disco são de vinil. Eu acho que eu até fiz uma postagem sobre essa nova caixa box com os discos de vinil remasterizados, depois se vocês quiserem dar uma conferida.... E outra coisa que vai além das músicas dos Beatles também, são os sites, isso mesmo, SITES. Os sites são uma bela forma de ir muito além das músicas, porque lá tem fotos, vídeos e muito mais. Bem, pelo menos no site oficial da banda: http://thebeatles.com/
Texto: Murilo Soto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário